segunda-feira, 28 de maio de 2007

Pauta de Reivindicações da Comunicação Social

Pauta de Reivindicações da Comunicação Social

Lista de Equipamentos e Projeto Elétrico do Bloco de Comunicação.

Desde o roubo dos equipamentos dos Laboratórios de Comunicação, que já eram deficitários, os alunos e professores vêm sofrendo com a enorme dificuldade da pratica de conteúdos que necessitam dessas ferramentas.

Contratação de Professores Efetivos e Técnicos Especializados.

Um terço dos professores do curso é de professores contratados, e dentre os efetivos há ainda os de Dedicação Exclusiva que sabidamente trabalham em outras instituições de ensino. Apenas recentemente houve a contratação de UM técnico que tem conhecimento na área dos equipamentos utilizados pelos alunos e professores, e mesmo os trabalhos desse técnico ficam dificultados pela falta de equipamentos. Solicitamos também uma investigação para apurar a atual situação do quadro de servidores deste departamento e que o resultado e a solução desta investigação sejam tornados públicos.

Liberação das Salas do Instituto de Linguagens ocupadas pelo ICHS.

Existem mais de 10 salas ocupadas atualmente pelo ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) no IL (Instituto de Linguagens). Ao mesmo tempo, alunos de comunicação, em turmas de mais 45 alunos, se apertam em salas que não contam com espaço suficiente para acomodá-los com o mínimo de conforto. Além disso, o acervo da Biblioteca Rubens de Mendonça ocupa o espaço reservado para o convívio social dos alunos no saguão do Instituto. Entendemos e nos solidarizamos com a situação dos estudantes do ICHS, que ainda esperam pela entrega do prédio de seu instituto.

Reestruturação da Grade Curricular e Volta do Regime de Crédito.

É essencial a renovação da grade curricular do curso. Não apenas por conta de sua desatualização, mas também pela sua estrutura, que adianta matérias e dificulta a construção progressiva do conhecimento. Além disso, o regime Seriado tem trazido enormes dificuldades nas matriculas dos alunos, também coibindo-os de construir sua própria planilha de estudos.

Qualificação dos Professores já efetivos.

Boa parte dos professores efetivos precisa de atualizações e de melhorias em sua formação. Portanto, torna-se necessária a criação de um programa de atualização e especialização do corpo docente. Fica a cargo do Departamento a construção deste programa, consoante às necessidades do quadro de docentes.

Ampliação do numero de bolsas ofertadas para alunos de Comunicação Social.

A TVU (TV Universitária) e Jornal da UFMT podem ampliar o número de alunos de comunicação social que sejam bolsistas nestes programas. Também no centro cultural existem bolsas que poderiam ser destinadas a estes alunos, ao invés de serem confiadas a alunos do CEFET. Projetos de extensão como a revista da Pró-Vivas devem dar prioridade aos alunos de comunicação ao distribuir suas bolsas. Exige-se a criação de uma rádio universitária, esta administrada tecnicamente pelos alunos de comunicação social e com produção de conteúdo livre acessível a estudantes de qualquer curso da UFMT. Faz-se necessária a instalação de uma sindicância que apure irregularidades na TVU, no Jornal da UFMT e no caso da concessão de freqüência de rádio perdida pela UFMT. Essa sindicância tem de tornar públicos seus resultados e relatórios.

Colocação de bebedouros no IL.

O único bebedouro à disposição dos alunos de comunicação está sem funcionamento e mesmo enquanto funcionava atendia mais de 300 alunos! Um bebedouro para 360 alunos!!

Nenhum comentário: