quinta-feira, 31 de maio de 2007

Assembléia Geral dos estudantes discute reivindicações e marcha à reitoria

Assembléia Geral dos estudantes da UFMT discute reivindicações
e organiza marcha até o prédio da reitoria


Pela manhã de hoje, quinta-feira (31), no saguão do Instituto de Linguagens (IL), a Assembléia Geral dos estudantes da UFMT foi espaço para a discussão de mobilizações e reivindicações diversas. Concentrando um grande número de alunos, a Assembléia também deliberou a respeito de uma marcha até o prédio da reitoria. O acampamento dos estudantes, que desde quarta-feira (23) instalou-se ao lado do Restaurante Universitário, será transferido para a frente do prédio da reitoria na segunda-feira (4). Os estudantes se concentrarão no saguão do IL às 9h para o início da marcha.


Alunos, técnicos e professores também estiveram presentes na Assembléia.

Eis os pontos destacados:

O SINTUF (Sindicato dos Trabalhadores), através de representante, ressaltou a importância do trabalho dos técnicos para o funcionamento da universidade e declarou apoio ao movimento dos estudantes por parte do seu comando de greve.

Estudante de História, membro do COENEH (Comissão de Organização do Encontro Nacional dos Estudantes de História), mostrou se identificar com as reivindicações do movimento dos acampados. O estudante tratou da dificuldade de se conseguir realizar no espaço da UFMT um encontro estudantil como o ENEH (Encontro Nacional dos Estudantes de História).

Morador do C.E.U (Casa do Estudante Universitário) defendeu a ampliação da moradia estudantil, lembrando que a UFMT é a universidade que possui menos vagas para abrigar estudantes.

As câmeras instaladas no campus foram lembradas como instrumento de opressão, assim como a presença da PM, que o reitor carinhosamente chama de Polícia Comunitária.

A Enfermagem pediu apoio contra a transformação do HUJM (Hospital Universitário Júlio Müller) em fundação estatal. A transformação, que abriria espaço para a privatização de setores do hospital, lesaria a prática de estágios dos estudantes de Enfermagem. Um seminário, ainda sem data marcada, pretende discutir o assunto.

Um comentário:

Flora Amazonas disse...

OI pessoal da UFMT, sou estudante da UFMT e estou na ocupação da reitoria na USP desde quinta feira chego na segunda feira a tarde na UFMT e gostaria de fazer uns repasses e de contar como tem sido a minha experiencia com intuito de fortalecer, o processo de ocupação ai na nossa universidade !! Abraços e força pra tod@os na segunda de manha !!